Com quatro estatuetas, o filme sul-coreano tornou-se o primeiro longa estrangeiro a ganhar na categoria de Melhor Filme

Neste domingo (9) aconteceu a 92° edição do Oscar, a maior premiação do cinema, no Dolbe Theatre, em Hollywood, Estados Unidos. O evento, este ano, entrou para a história ao indicar ( e entregar) o prêmio de Melhor Filme à uma produção sul-coreana, o filme Parasita.

O filme do diretor Bong Joon Ho, além de levar o maior prêmio da noite, ainda levou outras três estatuetas: Melhor Filme Estrangeiro; Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.

Em seu discurso, o diretor sul-coreano homenageou um dos maiores diretores de cinema de Hollywood, Martin Scorsese: “Quando eu estudava cinema, uma frase marcou meu coração, que é: ‘o mais pessoal é o mais criativo’. Essa frase é do grande Martin Scorsese.”

Joon Ho continuou seus elogios aos demais diretores, após Scorsese ser ovacionado pelo público. “Eu estudei todos os filmes de Scorsese. Só de ser indicado já foi uma honra, ganhar então, nunca imaginei. Quando os Estados Unidos não conheciam meus filmes, Quentin [Tarantino] já os indicava como favoritos. Obrigado, Quentin”. E finalizou dizendo que o prêmio de Melhor Direção deveria ser dividido em cinco, lista completada por Sam Mendes (1917) e Todd Phillips (Coringa).

O primeiro prêmio a ser apresentado na noite foi o de Melhor Ator Coadjuvante, entregue a Brad Pitt (Era uma vez em… Hollywood). Em seguida, Toy Story 4 levou a estatueta de Melhor Animação.

O oscar de Roteiro Adaptado foi para o filme Jojo Rabbit, que conta a história de um menino alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. 

A atriz Laura Dern ganhou o oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no filme História de um casamento.

A estatueta de Melhor Fotografia foi para o filme 1917. O filme Coringa recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Um dos momentos mais especiais da noite, foi a apresentação da canção “Into the Unknown”, música da animação Frozen 2, que reuniu dubladoras do filme de vários países. O show surpresa da noite foi do rapper Eminem, que cantou um de seus maiores sucessos, a música “Lose Yourself”, vencedora na categoria de melhor canção original em 2003 pelo filme 8 Mile: Rua das Ilusões.

Este ano, a música “I’m gonna love me again”, do filme Rocketman, interpretada por Elton John no palco do Oscar, levou a estatueta de Melhor Canção Original.

O prêmio de Melhor Ator, uma das categorias mais esperadas da noite, foi para Joaquin Phoenix, por sua atuação em Coringa. Renée Zellweger conquistou a estatueta de Melhor Atriz, pelo filme Judy.

Confira os vencedores de outras categorias:

  • Melhor Cabelo e Maquiagem: O Escândalo.
  • Melhor Efeitos Visuais: 1917
  • Melhor Montagem: Ford vs. Ferrari
  • Melhor Edição de Som: Ford vs. Ferrari
  • Melhor Mixagem de Som: 1917
  • Melhor Documentário em Curta-Metragem: Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re A Girl).
  • Melhor Documentário: American Factory
  • Melhor Figurino: Adoráveis Mulheres
  • Melhor Design de Produção: Era uma vez em … Hollywood
  • Melhor Curta-Metragem: The Neighbors’ Windows
  • Melhor Curta Animado: Hair Love
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s