Nesse dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, o 9NOANDAR está trazendo as histórias de três mulheres importantes em suas áreas. Nessa matéria, falaremos sobre a primeira mulher – e acreditem, a única na história – a levar o Oscar de Melhor Direção, Kathryn Bigelow.
Kathryn nasceu em 27 de novembro de 1951, na Califórnia – Estados Unidos, e estudou durante dois anos no Instituto de Arte de São Francisco até que recebeu uma bolsa de estudos para o Programa de Estudos Independentes do Whitney Museum (Museu de Arte em Nova York). Durante seus aprendizados em São Francisco, foi considerada uma pintora muito talentosa.
Anos depois, ganhou uma outra bolsa de estudos, dessa vez, na Escola de Artes da Universidade de Columbia – Nova York, Estados Unidos. Fez parte de um grupo britânico de vanguarda em Arte e Cultura.
Seu primeiro trabalho como diretora, foi o filme “Jogo Perverso”, em 1989. O filme conta a história de uma policial recém-aprovada em Nova York que mata um bandido prestes a realizar um assalto. Sem conseguir provar que foi em legítima defesa, a jovem é afastada de suas funções, mas coisas começam a ser encontradas em uma série de cenas de crimes.
Kathryn participa ativamente de festivais internacionais, tendo sido jurada no Festival de Cinema de Berlim, de Veneza e no Sundance Festival. Em 2010, o Santa Barbara International Film Festival exibiu a mostra “A Celebration of Kathryn Bigelow”, com produções da diretora.
Ainda em 2010, o filme “Guerra ao Terror”, dirigido por Kathryn, recebeu diversas indicações e prêmios, e levou o Oscar de Melhor Direção, sendo o primeiro filme dirigido por uma mulher a conquistar essa categoria. O filme de Kathryn empatou com “Avatar”, dirigido por seu ex-marido, James Cameron, em número de indicações, entre eles, o citado acima. O prêmio foi entregue pela cantora Barbra Streisand, que ao, anunciar o resultado comentou que existia, pela primeira vez, a chance de uma mulher fazer história nesse categoria. E ao abrir o envelope, Barbra disse: “o momento chegou”.
Além do Oscar, a diretoria também foi a primeira mulher a vencer o Directors Guild Award, pelo mesmo filme. E ainda levou para a casa o BAFTA e o Critic’s Choice, por unanimidade pela crítica.
“Guerra ao Terror” conta a história de soldados americanos que estão em missão no Iraque e trabalham na destruição de explosivos para que sejam detonados sem atingir alguém. Porém, um erro faz com que um artefato exploda e mate um dos soldados. O sargento William James, que possui muito sangue-frio é enviado em seu lugar. O filme rendeu US 49,2 milhões em bilheteria.

Nos últimos 10 anos, apenas uma mulher recebeu indicação na categoria Melhor Direção, Greta Gerwig, por “Lady Bird: A Hora de Voar”, 2017. Kathryn e Greta fazem parte de uma lista pequena de mulheres indicadas nessa categoria nos últimos 91 anos, que conta com nomes como Lina Wertmuller (“Pasqualino Sete Belezas”, 1975); Jane Campion (“O Piano”, 1993) e Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros”, 2003).
Confira a lista das principais produções de Kathryn Bigelow:
– Detroit em Rebelião (2017);
– A Hora Mais Escura (2012);
– Guerra ao Terror (2008);
– Estranhos Prazeres (1995);
– Caçadores de Emoção (1991);
– Jogo Perverso (1989)