Essa é para quem vive no mundo da lua e na ilha dos questionamentos.
Marcelo Gleiser, físico e astrônomo brasileiro, apresentou o minicurso Física Para Poetas no ano de 2005 em método presencial na Universidade São Marcos. Sei o que parece, mas não se preocupe, essa matéria não é um TBT — nunca é tarde demais para aprender sobre o Universo em que vivemos.
Em seu canal no YouTube, o professor de física da universidade Americana Dartmouth College vem realizando lives semanais para transmitir seu conhecimento sobre o espaço, a matéria, o tempo e até mesmo a filosofia, onde o pensamento cosmológico enfim começou. Esses encontros tiveram início no dia 10 de julho, e para que você não se preocupe em tê-lo perdido novamente, encontre todas as lives gravadas no canal de Gleiser. É só clicar aqui e o 9NOANDAR irá te direcionar para a playlist do curso no YouTube!

“A física é uma forma poética de lidar com a natureza”
De Aristóteles a Platão e de Sócrates a Einstein, Física Para Poetas vai te levar em uma viagem através dos séculos onde questionamentos antigos fornecem conhecimentos atuais que a ciência continua a desbravar.
Em suma, o curso contará com 20 aulas sobre como a humanidade percebe e compreende o universo através da história. Baseado em seu livro “A Dança do Universo”, lançado em 1997, o astrônomo oferece um ambiente de absorção simplificada da origem do cosmos atualizado com informações recentes. Pode ser que, assim como eu, você também encontre alívio ao saber que não existirão abordagens matemáticas no decorrer dos encontros. Segundo Gleiser, a proposta da Física para Poetas é literalmente mergulhar no mundo da ciência de maneira poética, ou seja, sem se apoiar apenas em números e cálculos impossíveis.
As lives acontecem toda sexta-feira às 18 horas no horário de Brasília. E se você também quiser manter-se imerso durante o resto da semana, considere participar do grupo de discussões no Facebook, aberto 24 horas por dia, 7 dias na semana.
Até mais e bons estudos!