“Não vou fazer isso porque vou esperar a hora certa.”
“Não vou gastar isso agora porque eu posso precisar depois.”
Comumente nos vemos falando essas coisas porque nunca achamos que estamos prontos. Mas prontos para o quê, exatamente? Ninguém sabe. Mas nunca achamos que é a hora certa. Sempre nos policiamos para fazer o que quisermos na hora que quisermos. Mas vamos lá, não é bem assim que a vida funciona.
Parando para pensar, o único tempo certo é o agora. Por que? O passado é o ontem, já foi. O futuro é o amanhã, ainda está por vir. O único dia que temos é o hoje, o nosso presente. E agora é a hora daquela frase clichê que “por isso se chama presente, porque é uma dádiva”. E não, eu não estou reclamando.
“Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha.”
Chico Xavier
Essa frase é muito importante para que possamos entender que tudo passa – até uva passa – e o que não podemos deixar passar são as oportunidades. Isso serve para tudo.
Muitas vezes deixamos de dizer coisas por medo, deixamos de sentir e de demonstrar por medo. Medo de ser cedo, de se machucar, de não ser a hora certa. Mas não há hora melhor que o agora. É impossível saber o que vai acontecer no dia seguinte, o tempo não está em nossas mãos.
Existe aquela outra frase clichê também de “é melhor se arrepender por ter feito do que por ter perdido a chance”. E só temos uma chance de fazer as coisas. Não podemos nos privar de nada por achar que não é a hora certa. Mas por favor não vá matar ninguém porque você acha que vai perder a chance. Use o imediatismo só pras coisas boas.
Eu era uma dessas pessoas que acreditava que “ainda não é a hora certa”. Eu dizia isso pra tudo o que acontecia e me privei de muita coisa por não me achar pronta. Mas depois de algum tempo eu entendi que ficamos postergando e a hora certa nunca chega. O tempo certo nunca chega porque não tem como saber quando é.
“Vamos olhar a luz do sol
Floribella
E fazer sorrir o nosso coração
Vamos dizer pra quem é triste
Que a vida é uma só e o dia é hoje!”
Pois é, gente, Floribella também é cultura. É diferente porém dizer que: “a hora certa é agora” e “tudo acontece no seu tempo”. Se você acredita em destino e que nada acontece por acaso assim como eu, vai entender que essas duas frases não são sinônimas.
Tudo isso só pra dizer que não existe hora certa, momento certo, idade certa. O único tempo certo para fazer qualquer coisa é o agora. Eu sei que isso já está quase virando um livro de autoajuda e que eu estou me repetindo muito, mas é muito importante reforçar que esperar não adianta. Ao contrário do que o jargão popular diz sobre só se vive uma vez, eu trago outro ponto de vista. Só se morre uma vez, mas se vive todos os dias, por isso é importante estar presente e viver o momento. Carpe Diem.