Um dia desses estava conversando com um amigo sobre as escolhas que fazemos e que podem nos levar à caminhos desconhecidos.
Isso me fez recordar todos os passos que trilhei em minha vida e fiquei por uns bons minutos tentando entender os motivos que me levaram a fazer tais escolhas.. e foi uma viagem.
Já parou para pensar que, se você não tivesse escolhido cursar x faculdade, você não teria conhecido as pessoas que você tem amizade hoje? Bom, no meu caso, se eu não tivesse mudado de universidade, eu não escreveria para este blog – ou talvez estivesse escrevendo em outro ou em nenhum.
“A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz.”
Eleanor Roosevelt
E o que eu estou tentando transmitir a você é: dependendo da escolha que fazemos, nosso futuro muda (e isso é uma afirmação). Mas engana-se quem pensa que só as coisas em um futuro beeem distante mudam. Não, não, as escolhas que você toma hoje podem mudar o seu amanhã. Impactante, né?
Te darei um outro exemplo um pouco mais “cotidiano”: Hoje vai ter uma festa com apenas gente conhecida, mas você escolhe ir. O que você não sabe é que um dos convidados tem COVID e é assintomático. Dias depois, você testa positivo para o vírus. Pronto. A escolha que você tomou naquele dia, mudou os dias que se seguiram.
[AVISO: Evitem ir á festas e lugares com aglomerações. Usem máscaras e bebam água].
É muito louco pensar que uma pequena escolha pode ter um impacto, nem que seja pequeno, em nossa vida.
Faça uma experiência: tente pensar, por cinco minutos (e não mais que isso, senão corre o risco de enlouquecer), em como estaria a sua vida se você não tivesse entrado naquele curso, mudado de cidade, lido aquele livro de romance ao invés do de terror, estado naquele lugar naquela hora…Agora entendeu porque foi uma viagem?
“A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás.”
Caio Fernando Abreu
Não estou aqui para falar pra você ficar pensando, milimetricamente, antes de fazer qualquer escolha e nem se martirizar se algo que você decidiu não deu certo. Só estou trazendo um momento de reflexão, afinal, estamos vivendo esse período em que pensamos sobre nossas escolhas passadas e até futuras, quando desejamos algo para este novo ano que está chegando.
Aliás, falei muito sobre escolhas passadas, porém, temos nossos planos e metas para o futuro, que quando se realizarem, poderão mudar as nossas vidas.
Então, volto ao que disse anteriormente: não importa qual escolha faremos. Ela terá um impacto na vida, podendo ser pequeno ou não.
Eu termino este texto com um conselho: Não tenha medo de arriscar, não tenha medo de buscar seus sonhos – por mais loucos que possam ser – e principalmente, não tenha medo de viver.
Não tem como você evitar as reações de suas ações, mas tem como você decidir sabiamente as escolhas que faz.
“Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências.”
Jean-Paul Sartre