Com certeza você já deve ter ouvido falar dos voluntariados ao redor do mundo ou conhecer alguém que teve essa experiência. Até mesmo filmes retratam sobre isso e quem conta sobre a vivência afirma que retorna totalmente mudada. Mas você sabia que isso não é só coisa de longa metragem? Existe um programa que você pode se inscrever para ajudar a mudar o mundo. 

É a Worldpackers. Fundada no ano de 2013 em São Paulo, essa comunidade mistura viagem, trabalho e diversão em uma coisa só. E o melhor: ainda vai pro seu currículo. Imagine estar em um país que sempre teve vontade de visitar e sem pagar por hotel. Isso mesmo, nessa rede colaborativa você troca suas habilidades por hospedagem. E não precisa necessariamente trabalhar. 

Há quem use a plataforma para aprender novas línguas, fazer um mochilão ou tirar férias, agregando assim bagagem cultural. São 170 países conveniados com a Worldpackers e mais de milhares de hosts dispostos a receber um viajante – seja em hotel, ONG ou projetos ecológicos. 

“Viajar muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo”

Worldpackers

Caso você esteja com dúvidas – o que é normal, claro -, na plataforma existem conteúdos que ajudam o primeiro viajante a se preparar, dicas de viagens e relatos de pessoas que já usaram a Worldpackers. A jornalista Luiza Delanieze, usuária da plataforma e viajante assídua, conta alguns dos mandamentos de como ser um bom voluntário:

  • Comunicação: o primeiro passo é sempre manter o diálogo;
  • Proatividade: ser proativo durante sua estadia é a chave fundamental;
  • Disponibilidade: se mostre disponível desde o momento em que você se candidata até o último dia de sua viagem;
  • Viva a experiência: os hosts querem voluntários apaixonados em colaborar, animados para viver a experiência que a Worldpackers proporciona. Que estejam abertos para fazer amizades durante a viagem.

Mas não é só isso. Existe todo um preparo, estudo… E principalmente a sabedoria de que realmente isso é o que você quer. É importante ter em mente que é um trabalho voluntário, que deve ser feito realmente por vontade. Em vez de remuneração, os locais oferecem acomodação, alimentação, bagagem cultural e experiência de vida. 

“Na Worldpackers nós acreditamos que viajar transforma as pessoas, porque elas nos ajudam a perceber que o diferente não é assim tão diferente. Essas são as pessoas que entendem que isso muda o mundo, traz mais paz e aceitação para todos”, diz Riq Lima, CEO da companhia, em uma carta aberta.

Para se tornar mais um world savior é fácil. Basta entrar no site, se cadastrar e começar a procurar as oportunidades que melhor se aplicam ao que busca. E para qualquer lugar, já que o mundo todo precisa de ajuda. Que tal começar 2021 de um modo diferente?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s