Ela é a única brasileira a ser indicada para um Oscar. Com 75 anos de carreira e quase a mesma numeração em filmes, ela é considerada uma das melhores atrizes, uma dádiva do nosso Brasil. É a grande dama do cinema e da dramaturgia. Os 91 anos devem pesar atualmente, mas peso mesmo tem a carreira de Fernanda Montenegro. 

Ela não começou a aparecer na TV em plena juventude, igual, por exemplo, a Bruna Marquezine. Estreou nas telinhas em 1950, com 21 anos – que também não é muito, sabemos. Fernanda foi a atriz pioneira na TV Tupi, no Rio de Janeiro, a primeira contratada. Na emissora, trocou o nome de batismo, Arlette, para o que conhecemos hoje. Ela também iniciou os trabalhos na Record TV, sendo a protagonista já na primeira trama que o canal lançou. 

Fernanda foi convidada para ocupar o Ministério da Cultura durante os governos de José Sarney e Itamar Franco, mas recusou, afirmando que seria melhor no palco que na política. Mas ela ainda assim é muito politizada. Quem acha que a idade atrapalha essa mulher de fazer alguma coisa está muito enganado. Fernanda é completamente engajada nas causas pró-arte. Sempre dando pronunciamentos de como tal setor é importante para a vida fluir de modo melhor. 

Investir em cultura não é caridade: é uma parceria que ajuda a projetar o Brasil internacionalmente.

Fernanda Montenegro

Ela é muito conhecida na TV por causa de seus trabalhos, mas o gênero que ela é mais encontrada é drama: 43% das produções que Fernanda participou foi nesse estilo. Mas ela é do teatro e já atuou em dezenas – que infelizmente não dá pra contar, porque são muitas mesmo. Inclusive, foi por onde ela começou, com a peça Alegres Canções nas Montanhas,  ao lado de quem seria seu marido mais tarde, Fernando Torres. 

A dama do cinema também é vista em séries. Até hoje já foram 26 ao todo e a última que ela participou foi Amor e Sorte, em 2020. Resumidamente, o seriado da TV Globo foi produzido na quarentena e conta as histórias de pessoas que viveram esse período de confinamento juntas.  Em 2013, Fernanda recebeu o Emmy Internacional de melhor atriz pela minissérie As Brasileiras.

“É o reconhecimento de uma estrela maior da nossa cultura. É a nossa dama maior do teatro, da TV e do cinema brasileiro. E justamente recebeu essa homenagem e reconhecimento internacional”, disse Carlos Henrique Schroder, antigo diretor-geral da Rede Globo. 

Porém a atriz não é apenas bem reconhecida fora dos estúdios de gravação, mas também pelos que acompanham os trabalhos dela desde sempre e por seus colegas de profissão, sejam os mais antigos como ela, ou os mais novos. Todos têm respeito pela pessoa e carreira que ela trilhou até o momento. 

“Não queria mais fazer novela, mas o Silvio de Abreu jogou pesado: me disse que eu seria marido da Irene Ravache e amante da Fernanda Montenegro. Você acha que eu posso resistir?”. Lima Duarte, 90 anos, ator da Globo. 

“Talvez eu seja uma das poucas pessoas que a Fernanda Montenegro manda WhatsApp. Parece que eu recebo uma bênção no meu dia”. Luiz Fernando Guimarães, 71 anos, ator e humorista.

“Mesmo que eu não acompanhe toda a trajetória dela, nos trabalhos que eu vi ela passa a verdade de cada personagem através dos gestos e do olhar. É como se ela prendesse as pessoas para saber cada vez mais sobre um determinado personagem, seja em um drama ou em uma comédia.” Letícia Silva, 22 anos, estudante de Relações Internacionais. 

“Eu acho ela maravilhosa. Eu cresci vendo e acompanhando os trabalhos dela na TV, acredito que como a maioria das pessoas. Afinal, ela trabalha há muito tempo, e o trabalho dela passa por gerações. É muito difícil alguém que não conheça seu nome aqui no Brasil. Ela tem tanto papel icônico, e sempre dá um show em cada um deles. Se entrega que é lindo de ver. É uma preciosidade da dramaturgia brasileira, uma baita de uma referência e de uma relevância gigantesca. Ela é gigante mesmo.” Thainá Rodrigues, 24 anos, psicóloga. 

“Eu cresci assistindo a Fernanda Montenegro em filmes e novelas e sempre a achei uma ótima atriz. Ela trabalha de uma forma que faz o público realmente acreditar em seu personagem, fazendo uma pessoa boa ou não, e isso é o mais importante quando estamos falando de um ator.” Elena Soares, 24 anos, jornalista.

Fernanda Montenegro continua fazendo história, mesmo com seus 91 anos. As lutas não param, e muito menos os trabalhos dela. Por enquanto, o 9noandar ainda não sabe se ela tem alguma obra programada, mas torcemos para que ela continue a abrilhantar por muito tempo os dias de quem assiste televisão. 

“Sem a cultura das artes, não existe país. Estamos vivendo uma hora muito desbaratinada. Não temos perfil, estamos jogados fora. […]. Só sei que não vou me acalmar. Se eu ainda tiver raciocínio e força, estarei em ação. É uma ambição minha.”

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s