A campanha de vacinação contra a COVID-19 no estado de São Paulo começou nesta segunda-feira, 18 de janeiro, uma semana antes do previsto. O governador João Dória (PSDB) disse que o início da imunização seria feito a partir do dia 25, coincidindo com o aniversário de 467 anos da cidade.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas: a Coronavac – produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan – e a da AstraZeneca/Oxford, que após as duas milhões de doses importadas, será produzida pela Fiocruz.
Está previsto para que todas as capitais brasileiras recebam a vacina até as 17h de hoje. Serão, ao todo, quase cinco milhões de doses distribuídas para todos os estados do Brasil. As unidades do imunizante estão sendo levadas pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), pelas companhias Latam, Gol, Azul e Voepass.
O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, disse que os estados têm liberdade de iniciar a campanha de vacinação assim que receberem suas doses. O plano inicial era começar no dia 20, em todo o território nacional. Outros estados brasileiros devem começar a campanha nesta terça-feira, 19.
Os primeiros do Brasil
Ontem mesmo, dia 17, algumas pessoas já receberam a dose da vacina. A primeira pessoa a ser imunizada no país foi a enfermeira intensivista Mônica Calazans, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Logo após, a técnica de enfermagem e assistente social Vanusa Kaimbé. Ela foi a primeira indígena a receber o imunizante no Brasil e vive na aldeia “Kaimbé filhos desta terra.”
Após a aprovação da Anvisa, o Estado de São Paulo já aplicou outras 112 doses da vacina em profissionais da saúde do Hospital das Clínicas (HC). A ideia é de que, nos próximos dias, mais de 20 mil trabalhadores da área possam ser imunizados no local.
Plano de vacinação e grupos prioritários
O Ministério da Saúde divulgou uma tabela contendo quantas doses da vacina serão necessárias para cada região do país, contando apenas os grupos primários a serem vacinados, ou seja: profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos e a população indígena e quilombola.
Região Nordeste: 683.924
Região Norte: 337.332
Região Centro-Oeste: 273.393
Região Sul: 357.821
Região Sudeste: 1.202.090
Nota das editoras: a equipe do 9noandar compartilha do otimismo que surge com o início da campanha de vacinação no Brasil. Continuem se protegendo, usando máscara e fazendo distanciamento social.