Se existe uma palavra que pode assombrar uma pessoa, com certeza, é a palavra ‘não’. Podemos dizer que ela assombra tanto quem diz quanto quem recebe – mas, cá entre nós, quando recebemos um ‘não’ é como se o nosso mundo desabasse (principalmente, se for sobre algo que damos importância).

Vamos partir do princípio de que há dois tipos de pessoas: as que conseguem dizer ‘não’ tranquilamente e as que possuem um pequeno problema ao se impor desta maneira – a jornalista que vos escreve, se encaixa na segunda opção . Mas afinal, por que para algumas pessoas é tão difícil dizer ‘não’?
Para o psicólogo Emanuel Assis, isso está relacionado ao lugar em que estão inseridas.

“Muitas vezes é questão de vivência, maturidade e experiência social. Algumas pessoas são mais maduras, capazes de separar as coisas, entender que o “não” está ligado a um pedido específico ou opinião divergente e que está tudo bem em dizer não”.

Há diversos momentos da vida em que teremos que nos impor desta maneira, como negar pedidos que possam te atrapalhar ou mesmo porque não quer fazer. As pessoas precisam começar a aceitar apenas o ‘não’ como resposta, sem precisar de justificativa. Lembre-se temos uma coisa chamada livre arbítrio.

Infelizmente, as pessoas que não conseguem dizer o ‘não‘, acabam aceitando tudo o que lhe propõem (igual ao filme “Sim, senhor” protagonizado por Jim Carrey, que conta a história de um homem que após ir a um culto decide dizer ‘sim‘ a tudo) e assim, como no filme, isso pode levar as pessoas a fazerem coisas que – no fundo – não queriam.

Dizer ‘não’ é uma questão de saúde

Saber dizer ‘não’ é importante para a saúde mental e emocional da pessoa. Essa palavra causa equilíbrio em sua vida, pois impõe limites ao “querer alheio”, o que ajuda na hora de colocar suas prioridades e necessidades em primeiro lugar. O psicólogo Emanuel Assis explica que falar ‘não‘ em situações sociais é muito importante.

“O ‘não’ auxilia na ordem, respeito e comprometimento entre as pessoas, impondo limite para que situações não saiam do controle. Ele ajuda como autoproteção sobre solicitações externas de algo estressante ou inviável de ser feito em curto prazo”.

Emanuel Assis, psicólogo

Com isso, ao negarmos algum pedido, mostramos às pessoas quais são os nossos limites, pois somos os únicos que sabemos até onde poderemos ir. Pessoas que não conseguem dizer ‘não‘ na hora, podem ficar remoendo aquele fato depois, o que pode ocasionar sentimentos ruins nelas mesmas e até nas pessoas em sua volta.

Há diversos motivos que levam a pessoa a aceitar pedidos, por exemplo, a constante necessidade de ter a aprovação das pessoas, já que isso faz parte da interação humana desde o início. Pessoas que foram oprimidas na infância, que aprenderam a nunca dizer ‘não‘ aos adultos, possivelmente, possuem algum tipo de dificuldade em dizer essa palavrinha hoje em dia. E um dos maiores motivos que leva alguém a não conseguir falar ‘não‘: o medo.

Medo de criar um conflito, já que não sabe como isso pode acabar. O medo de rejeitar a outra pessoa e assim, ferir seus sentimentos…Nesse caso, temos que aprender a conhecer o outro e termos a noção de que a pessoa está ao seu lado não pelo que você possa oferecer a ela, mas sim, porque ela gosta de sua companhia.

“Em muitas situações dizer ‘não‘ leva a algum desconforto, tanto para a pessoa que fala quanto para quem recebe. A dificuldade em lidar com situações de conflito faz com que o ‘sim‘ para tudo evita o enfrentamento da situação”, comenta Emanuel.

Ou seja, na medida certa e com equilíbrio, dizer ‘não‘ pode ser muito benéfico à saúde (tanto de quem fala como de quem ouve).

”Hoje estou aprendendo a dizer não. Quando não quero alguma coisa, simplesmente digo não. Sem raiva nem emoção. Um não é só uma negativa. É nosso limite. Um direito que temos de decidir o que desejamos ou não fazer. A isso se dá o nome de dignidade. Quando nos colocamos com sinceridade, dizendo o que sentimos, somos respeitados.”

Zíbia Gasparetto

Recebi um ‘não’ e agora?

Calma, nem tudo está perdido. Em muitos casos receber um ‘não‘ é sinal de sucesso, por exemplo, ao fazer um exame médico e os resultados saem negativos. Em sua vida profissional e pessoal também, receber um ‘não‘ pode te deixar livre para viver algo muito maior lá na frente, mesmo que a resposta negativa naquele momento possa ter te tirado do eixo e ter diminuído sua autoestima, você não sabe o que te espera lá na frente (pensamento positivo, hein!).

Mas é fácil falar, né? Assim como existem pessoas que conseguem dizer ‘não‘ a outras e pessoas que não conseguem, há quem recebe o ‘não‘ de forma tranquila e há quem é mais sensível e não suporta esta possibilidade.

“O ‘não‘ nos tira da zona de conforto, sendo um ponto de mudança de caminho. É importante para a pessoa que recebeu o ‘não‘ entender que a negativa nem sempre é sinal de rejeição, apenas um ponto de vista diferente”, relata Emanuel.

A forma como a pessoa recebe um ‘não‘ depende do convívio social da pessoa e de quantas experiências ela obteve ao longo de sua vida. Na maioria dos casos, quem consegue falar um ‘não‘, recebe essa mesma resposta de forma mais branda, diferentemente de quem não consegue dizer. Ás vezes, é mais difícil esta pessoa receber o ‘não‘ do que dizer, já que como havíamos comentado, isso está ligado a aprovação.

Como o ‘não‘ é um ponto de mudança no caminho, temos que avaliar (e superar!!!!) essa resposta negativa. Uma das formas é aceitando que daquela vez não deu certo, mas que se tentar de novo ou tentar outra coisa, poderá dar certo. Devemos entender que é de direito do outro negar as coisas para nós (mesmo que não seja esta resposta que buscamos). E é importante pensarmos se o que queremos realmente trará benefícios para nossas vidas, pois, um ‘não‘ pode evitar muitas enrascadas.

Então, aprender a dizer ‘não‘ e a receber um, deixará nossas vidas muito mais fáceis.
E você? Como reage ao receber um ‘não‘? Consegue dizer isso a outras pessoas?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s