No último dia 02, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) inaugurou a primeira usina de energia solar no território brasileiro. O Programa de Geração Distribuída, idealizado pela companhia, visa inovação, eficiência e sustentabilidade ao implantar a primeira unidade da fábrica no município de Orindiúva, em São Paulo.
A Sabesp idealiza o uso de energia solar como fonte limpa e renovável, reduzindo os custos. O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, ainda ressaltou a importância para o meio ambiente. “Hoje, com esse exemplo da usina fotovoltaica, nós estamos trabalhando dentro da renovação da nossa matriz energética, de trazer energia renovável, energia limpa, gerando menos poluição, menos emissão de carbono, e trazendo eficiência no gasto público”.
A capacidade da usina é de 1 Megawatt (MW), o que é suficiente para abastecer 780 residências, ou seja, 44% da população total da cidade. Além disso, a energia gerada será suficiente para suprir 4,5% de toda energia consumida pela Sabesp e trará uma economia de cerca de R$ 50 milhões por ano nos gastos com energia.
A companhia divulgou um vídeo sobre a usina e conta com a fala da Gerente do Departamento de Gestão de Energia, Gisele Alessandra Nunes. “O Programa de Geração Distribuída prevê ainda a implantação de 30 usinas. Estão sendo implantadas em áreas já disponíveis da Sabesp, no entorno de estações de tratamento de esgoto no interior do estado de São Paulo”.
A iniciativa da usina fotovoltaica é importante porque o consumo de energia tem importante relevância na prestação dos serviços de saneamento básico. Em alguns países, como a Itália, a utilização da energia solar já é algo bem comum, e placas de captação podem ser vistas em quase todas as casas. “É uma solução interessantíssima, tanto do ponto de vista ambiental, quanto do ponto de vista econômico. A Sabesp trabalha com inovação, trabalha com preocupação ambiental, com preocupação de governança e com a questão social”, finalizou o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.
Informações: Sabesp