A produções estreiam nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, e sábado, 13 de fevereiro
Narrando a história da construção de uma das mais famosas rodovias do Brasil, a série documental ‘Transamazônica – Uma estrada para o passado’, mostrará o atual estado de conservação da estrada Transamazônica, que foi abandonada, mas que marcou a paisagem e a memória do país.
A rodovia Transamazônica foi idealizada e teve suas obras iniciadas durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, no fim dos anos 60. Com o objetivo de unificar a nação, sua construção foi uma saga gigantesca e o maior exemplo das obras faraônicas do governo militar brasileiro. A estrada, que promoveria a integração nacional cortando o País de leste a oeste, ficou mais conhecida por ligar a fome do Nordeste com a miséria da Amazônia.
A série revisitará a estrada, quilômetro a quilômetro, mostrando desde a extração ilegal de madeira e os garimpos até o abandono da população, o que culminou ao estado atual do projeto. Os personagens inseridos na produção apresentam o que foi a Transamazônica e como os seus efeitos repercutem e ecoam ainda hoje.
A série documental terá seis episódios e é assinada por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin America Originals, e João Roni Garcia e Nuno Godolphim, da Ocean Films. Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, que também assina o roteiro ao lado de Thiago Iacocca e Nuno Godolphim, a produção estreia nesta quinta-feira (11), às 21h, no canal HBO Mundi.
Enquanto a Guerra Durar
Já no sábado, 13, estreará no canal HBO o filme “Enquanto a Guerra Durar”, que conta a história de Miguel de Unamuno, um renomado escritor espanhol da década de 1930 que apoia uma rebelião militar. Seu intuito é o de acabar com um momento desordenado e de grandes revoltas, porém, um combate começa quando o general Franco coloca seu exército para o conflito, assumindo a condução da guerra.
O filme estreia às 22h, na HBO.
Vai assistir alguma das produções? Conta para nós!
Via HBO