Uma série de comédia com crítica social. Essa é a premissa da nova produção brasileira da Amazon Prime Video. “5x Comédia” reúne, em cada episódio, cinco histórias de personagens que estão enfrentando a pandemia do novo coronavírus à sua maneira.

A diretora da série, Monique Gardenberg, conta em entrevista coletiva que a ideia surgiu de uma noite em que teve insônia e além disso, olhar as pessoas ao seu redor ajudou. “Na noite, eu tive as cinco ideias para o 5x Comédia. Observar muito o outro me ajudou a pensar nos diversos estados de isolamento, então temos o empresário, o hipocondríaco, uma empregada grávida, entre outros personagens”.

Nos dois primeiros episódios nós somos apresentados aos personagens do empresário e do hipocondríaco, interpretados pelos atores Gabriel Godoy e Gregório Duvivier, respectivamente.
“Eu me identifiquei com o personagem, vivi uma assim ao extremo. Eu acho que um certo nível de hipocondria é necessário mas ao mesmo tempo temos que ter cautela”, comenta Duvivier. “É fundamental termos a sã consciência, a saúde mental é muito importante”, complementa.

Já Gabriel Godoy não se identificou com seu personagem, o empresário egocêntrico, e ainda brincou: Graças a Deus, porque eu vi várias situações de empregadas domésticas ainda trabalhando nessa pandemia”, aponta e ainda realça que a mensagem passada no episódio é algo a se pensar. “São reflexões que a gente ficaria horas conversando, a questão de individualidade, como tem muitas pessoas que olham para o próprio umbigo.”

A série foi gravada inteiramente de forma remota, com Monique Gardenberg dirigindo os atores por videochamadas. “Foi uma maluquice e eu fiquei animada. Se íamos fazer uma série remotamente, nós precisávamos arrebentar, cuidar de tudo”. Ela, juntamente com a equipe, auxiliava os atores a fazer tudo de forma coerente e igual, como se estivessem no mesmo local. ” A Katiuscia Canoro estava em outro estado, então tivemos que comprar tudo igual. Foi desafiador e ao mesmo tempo extremamente confortante saber que dava para fazer. Era como se estivéssemos presencialmente nos lugares”, comenta a diretora.

Para Gregório Duvivier a parte mais complicada foi não ter o contato com outros atores. “Não ter olho no olho foi o mais difícil. Essa é uma série que há dois ou três anos não seria possível realizar”.

Para a produção, o uso de aplicativos foi essencial, pois foi por eles que todo o trabalho pode ser direcionado. “Era um trabalho remoto muito grande, eram conversas por videochamadas com todos os profissionais e eles trabalhando em suas casas”, explica Godoy.

O objetivo da série, segundo Monique Gardenberg , foi usar os artifícios do cinema para levar a crítica social de forma leve e descontraída. Para o ator Gabriel Godoy, a comédia tem o intuito de fazer um debate. “No meu episódio, eu consegui levar isso de uma forma leve”.

Foto: Divulgação/ Amazon Prime Video

Mais produções nacionais

A Head de Conteúdo Original Brasileiro da Amazon Prime Video, Malu Miranda, confirmou que há 10 produções diferentes chegando na plataforma. “Nós já encerramos as gravações de outras séries. Temos muita coisa para fazer, nosso plano é falar para todo o país. É uma nova Era no Brasil.”

Malu ainda ressaltou que a série 5x Comédia não foi a primeira produção brasileira a ser filmada e produzida nesse período, mas foi a primeira a ser lançada. “Daqui a 20, 30 anos ainda vamos ver produções criadas na pandemia e lembrar desse momento. A Monique conseguiu abordar o assunto com um olhar mais sensível”.

5X Comédia

Partindo de diferentes pontos de vista, 5X Comédia aborda questões como sexo, trabalho, relacionamentos, família, solidão, medo  e desejo de viver em estado de isolamento. Questões como as diferenças de classes e privilégios da nossa sociedade também estão presentes na série, ampliando o debate e trazendo mais diversidade ao projeto. Com diálogos ágeis e humor muitas vezes ácido, os episódios também trazem momentos de emoção. Dirigida por Monique Gardenberg, Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot, 5X Comédia é produzida pela ViacomCBS e Dueto Produções.

A cada episódio são contadas diferentes histórias dentro do isolamento social. “HIPOCONDRÍACO“, “SEM SAÍDA “, “SEXO ONLINE“, “CINDERELA” e “COLAPSO“, são os títulos de cada episódio respectivamente. O elenco da série conta com nomes como Gregório Duvivier, Yuri Marçal, Rafael Portugal, Samantha Schmütz, Gabriel Godoy, Katiuscia Canoro, Martha Nowill, Thati Lopes e Victor Lamoglia.

*O 9noandar foi convidado pela Amazon Prime Video para a entrevista coletiva da produção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s