A 93º edição do Oscar aconteceu no último domingo (25/4) e consagrou as maiores produções e atuações de Hollywood. Com uma disputa marcada pela diversidade, o evento ocorreu em dois lugares diferentes, por conta da pandemia do coronavírus: No Dolby Theatre [local onde sempre acontece a premiação] e no Union Station, em Los Angeles.
Uma das grandes surpresas da noite foi o prêmio de Melhor Ator conquistado por Anthony Hopkins, pelo filme “Meu Pai”. A produção “Nomadland” levou os três maiores prêmios: Melhor Filme; Melhor Atriz para Frances McDormand e Melhor Direção para Chloé Zhao. Com isso, a diretora foi a segunda mulher a receber o prêmio, a primeira foi Kathryn Bigelow por “Guerra ao Terror”, em 2010.
Confira os vencedores na íntegra:
Melhor Filme – “Nomadland”
Melhor Atriz – Frances McDormand
Melhor Ator – Anthony Hopkins
Melhor Atriz Coadjuvante – Yuh-Jung Youn
Melhor Ator Coadjuvante – Daniel Kaluuya
Melhor Direção – Chloe Zhao
Melhor Figurino – “A Voz Suprema do Blues”
Melhor roteiro adaptado – “Meu pai”

Melhor roteiro original – “Bela vingança”
Melhor Maquiagem e Cabelo – “A Voz Suprema do Blues”
Melhor Trilha Sonora Original – “Soul”
Melhor Canção Original – ‘Fight for You’, H.E.R.
Melhor Fotografia – “Mank”
Melhor Montagem – “O Som do Silêncio”
Melhor Som – “O Som do Silêncio”
Design de Produção – “Mank”
Melhores Efeitos Visuais – “Tenet”

Melhor Documentário – “Professor Polvo”
Melhor Animação – “Soul”
Melhor Filme Internacional – “Druk”
Melhor Curta de Animação – “Se Algo Acontecer…Eu Te Amo”
Melhor Curta em Documentário – “Colette”
Melhor Curta em Ficção – “Dois Estranhos”

Como surgiu a cerimônia cinematográfica?
O Oscar é considerado a maior premiação cinematográfica do mundo e é realizado desde 1929. O surgimento aconteceu durante o processo de expansão do cinema americano no século XX. Nesse período, um dos chefes do estúdio MGM, Louis B. Mayer, teve a ideia de criar uma organização responsável pela administração da imagem de Hollywood. Assim, ele se uniu a outros grandes nomes da área para dar início à associação que se tornaria a principal organização do cinema.
Essa organização é chamada de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood ( ou Academy of Motion Picture Arts and Science). Fundada, oficialmente, em 1927, a associação teve como primeiro presidente Douglas Fairbanks, um dos principais atores da época.
Com a Academia, os membros decidiram criar uma cerimônia para premiar os melhores filmes produzidos a cada ano. Assim, foi criado o Oscar. Na primeira edição, foram premiados os filmes de 1927 e 1928. O evento contou com apenas 270 pessoas que já sabiam previamente quem eram os vencedores, além disso, cada um dos presentes desembolsou U$5 para ter o direito de participação na cerimônia concedido.
Desde essa época, os vencedores são escolhidos por meio de votação entre os membros convidados da Academia como jornalistas especializados, pessoas da área do cinema que tenham sido indicadas por outros membros e premiados em edições anteriores do Oscar . Hoje, acredita-se que a Academia possua 8500 membros.
Porém, apenas duas categorias são abertas a votação para todos os membros: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. As demais categorias apenas membros especializados podem votar.
Toda a votação ocorre em sigilo e no dia da cerimônia, os envelopes com os resultados são escoltados pela polícia norte-americana.
Atualmente, o Oscar é um evento milionário que é acompanhado por milhões de pessoas ao redor do mundo.
Fonte: Mundo Educação