O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos – chega à sua sexta edição trazendo o melhor da produção audiovisual do litoral paulista. Neste ano, o evento tem como tema “Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos” e acontecerá de forma online e gratuita.

De 22 a 29 de junho, o público poderá assistir 88 filmes ao todo, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiras. Também haverá uma mostra especial de curtas de animação feitos em escolas e oficinas.

O evento contará com nomes como Lufe Steffen, Ferréz, Liz Reis, Tamirys O’hanna, Angela Zoé, Camila Katter, Julia Katharine, Jacque Cortez, Daniel Veiga, Luiz Carlos Merten, Elder Fraga, Ondina Clais, Luciano Quirino, Sergio Mamberti, entre outros.

O Festival recebeu a inscrição de mais de 600 produções do Brasil e do exterior, entre curtas e longas-metragens, dos mais variados gêneros cinematográficos. Isso possibilitou a realização, pela primeira vez, de mostras competitivas divididas entre ficção, documentário e animação. Além disso, o evento premiará os melhores ator e atriz nas categorias de ficção de curta metragem e em todas, direção e roteiro.

O júri será formado pela atriz Tamiryz O’hanna, pelas cineastas Julia Katharine, Angelz Zoé e Andrea Pasquini e pelos professores Rogério Ferraraz, Jamer Guterres de Mello, Alexandre Valença Alves Barbosa e Marcia Okida.

A 6ª edição do Santos Film Fest homenageará os cineastas Andrea Pasquini e Rodrigo Aragão, que terão todos os seus trabalhos exibidos em mostras respectivas e participarão da abertura, em 22 de junho, às 19h30, de maneira virtual, nas redes sociais do festival. A abertura contará ainda com as presenças dos atores Ondina Clais e Luciano Quirino, que batizam os troféus entregues aos homenageados.

A programação pode ser conferida aqui. Os filmes permanecerão na plataforma do evento durante todo o Festival, de 0h01 de 23/06 às 12h de 29/06.

Haverá sessão especial do filme “Linha de Frente Brasil”, de Elder Fraga, em 23 de junho, 20h45 e o curta “Zoantropia”, de Wladimyr Cruz, ficará em cartaz durante todo o evento.

A sessão de ” Linha de Frente Brasil” está prevista para acontecer de maneira presencial, com todos os protocolos em relação à Covid-19, para enfermeiros que foram entrevistados para o longa. Ao mesmo tempo, o filme será disponibilizado de maneira virtual.

A obra retrata o momento em que o Brasil e o mundo pararam para tentar decifrar o que é a Covid-19 e suas implicações em nosso dia-a-dia. O foco da trama é refletir a situação a partir do ponto de vista dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente, e de suas famílias que acabam isoladas e sem o convívio diário com seus entes queridos.

Em “Zoantropia”, após uma separação, Isabella recolhe-se em casa e busca acolhimento junto a seus gatos. A população felina da casa só cresce, assim como as mudanças no comportamento de sua tutora.

Exposição virtual “Mulher-Maravilha 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas” / Divulgação Santos Film Fest

As atividades formativas do evento são gratuitas, mas algumas precisam de inscrição prévia e outras serão transmitidas pelas redes sociais – Youtube e Facebook – do Festival.

Estão previstas diversas atividades formativas, entre bate-papos, palestras e cursos.

Sem inscrição prévia:

23/06, quarta-feira, 8h30 – Bate-papo com o ator Sergio Mamberti sobre sua autobiografia Senhor do Meu Tempo.

De 23/06 a 29/06, sempre 10h às 12h – Bate-papo com realizadores e cineastas dos filmes da programação, com mediação da jornalista Wania Gomes.

24/06.- quinta-feira, das 19h às 21h30 – Bate-papo com jurados do festival. Mediação de Paula Azenha.

25/06, sexta-feira, das 19h às 20h30 – bate-papo com o escritor e roteirista Ferréz, autor de Capão Pecado, roteirista da série 9mm, entre outros. Mediação André Azenha

25/06, sexta-feira, das 21h às 22h – A Arte do Cinema Independente no Brasil, com o cineasta Diego da Costa, diretor de A Plebe é Rude, Selvagem e Cowboys do Apocalipse, todos exibidos em edições anteriores do festival, sendo os dois primeiros premiados.

26/06, sábado, das 14h às 16h – Palestra Filmes que retratam a superação, com o crítico Waldemar Lopes.

26/06, sábado, das 17h às 18h30 – bate-papo O Amor ao Cinema, com o crítico Rodrigo Rema. Mediação André Azenha.

26/06, sábado, das 19h às 20h30 – Bate-papo com o crítico de cinema Luiz Carlos Merten (por mais de 30 anos do Estadão, cobrindo os principais festivais do Brasil e do mundo nesse período, e autor diversos livros sobre cinema). Mediação André Azenha.

26/06, sábado, das 21h ás 22h – bate-papo O cinema como arte de superação, com Tammy Weiss, coordenadora do Instituto Querô. Mediação da jornalista Bárbara Farias.

27/06, domingo, das 19h às 20h30– bate-papo Representatividade Trans, com a cineasta Julia Katharine, o ator Daniel Veiga e a ativista Jacque Cortez.

27/06, domingo, 16h30 – bate-papo com a atriz Ondina Clais, sobre o livro Ondina Clais: A Dama do Mar – 35 Anos de Travessia.

28/06, segunda-feira, das 19h às 20h30 – o ensino do audiovisual na universidade, com os coordenadores de cursos superiores ligados ao audiovisual em Santos: Audrey Duarte (coordenadora dos cursos de Cinema, Arquitetura, Publicidade e Propaganda e Design na São Judas Unimonte), Marcia Okida (coordenadora do curso de Multimídia na Unisanta) e Wanderley Camargo (coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Cinema na UniSantos). Mediação da jornalista Bárbara Farias.

29/06, terça-feira, 13h30 – bate-papo com o ator Luciano Quirino.

29/06, terça-feira, 16h30 – bate-papo com o cineasta Fabio Rodrigo.

Com inscrição prévia:

23, 24, 25 e 27/06 (quarta, quinta, sexta e domingo), das 14h às 16h – Curso LGBTs no Cinema Brasileiro – Panorama Histórico Séculos XX e XXI, com o cineasta Lufe Steffen, Cineasta e jornalista. Dirigiu dois longas documentais, os premiados “São Paulo em Hi-Fi” (2016) e “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), ambos sobre a noite LGBT paulistana. Roteirizou e dirigiu “Cinema Diversidade”, série documental para TV em 10 episódios, sobre o cinema brasileiro LGBT do século XXI, exibida pelo canal Prime Box Brazil em 2018, e inspirada em seu próprio livro “O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome” (2016, Editora Giostri). Publicou ainda o livro “Tragam os Cavalos Dançantes” (2008). Acaba de rodar seu 1º longa de ficção, o musical queer “Nós Somos o Amanhã”. A inscrição pode ser feita neste link.

23, 24- e 5/06 (quarta, quinta e sexta), das 16h30 às 18h30 – Oficina de produção audiovisual com Liz Reiz.- A inscrição pode ser feita neste link.

26/06, sexta-feira, das 15h às 18h – Masterclass de animação, em parceria com o Sesc Santos. A inscrição pode ser feita neste link.

28 e 29/06 das 14h às 18h – Oficina “Animando com livros e publicações antigas: experimentações e depoimentos da pandemia”, com a premiada diretora Camila Kater (do curta Carne) e Samuel. Mariani. A inscrição pode ser feita neste link.

O Festival ainda contará com uma exposição virtual em homenagem aos 80 anos de Mulher- Maravilha. Intitulado “Mulher-Maravilha 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas”, a exposição terá curadoria da historiadora Lilliam Tavares, que também é colecionadora de itens da personagem e participou em março, do Santos Film Fest – edição especial online, palestrando sobre os filmes de super-heroínas.

Também será lançado um e-book sobre a trajetória da atriz Ondina Clais, pela Coleção Santos Film Fest. Haverá um bate-papo online com a atriz para o lançamento da obra.

Estarão disponíveis gratuitamente os ebooks Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa, sobre a primeira cineasta negra brasileira, e Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!.

Sobre o Santos Film Fest

O 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Tem patrocínio da Blue Med Saúde e conta com apoios de Sesc Santos, UniSantos, Histórias do Cinema, Cine Roxy, LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas, Associação dos Artistas e Prefeitura da cidade de Santos. O evento é produzido pelo CineZen Cultural. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha.

Nesta edição, o Festival receberá a La Extraordinária Semana de Mostras Animadas [LESMA], onde realizará sua primeira amostra na cidade de Santos. O evento abrigará a programação da semana numa versão pocket online. Já estão confirmadas as participações de Marcos Magalhães, professor e autor do filme Meow!, vendedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e de Animando, filmado no National Film Board of Canada e criador do Ratinho de massinha mais famoso do Brasil, o ratinho do programa Castelo Rá-Tim-Bum; Lucia Cavalchini, diretora do festival Animasivo! (México) e mais convidados.

A LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas é uma semana dedicada aos processos de animação independente, nascida de dentro do meio acadêmico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2016. Em cada edição, a Semana Extraordinária exibe mostras curadas por festivais de animação parceiros numa programação com oficinas, mesas de debate e laboratório de projetos.

Publicidade

Um comentário em “Santos Film Fest reúne produções nacionais e estrangeiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s