O dia começa normal. Você acorda, desliga o alarme do celular, escova os dentes (às vezes nem isso) e já corre pra dar uma checada nas mensagens que chegaram enquanto você dormia. Eis que, quando você abre o aplicativo, descobre que teve o número banido do WhatsApp.

A primeira coisa que passa pela sua cabeça é: por queeeeeeeeeeeeeeeeeee?!

numero banido do whatsapp

No momento em que as fofocas as mensagens deveriam começar a chegar, você simplesmente não tem acesso a elas.

Nem preciso dizer que o prejuízo é grande, né? Principalmente se você está esperando alguma resposta importante, ou precisa exclusivamente do app para se comunicar.

Só de se imaginar nessa situação, trabalhadores, estudantes e usuários ativos da internet já sentem um calafrio subir pela espinha. Agora, se você já passou por algo semelhante, certamente detestou reviver essa experiência.

Foi mal. Mas eu vou te ressarcir dessa dor.

Chegou a hora de entender o que leva alguém a ter o número banido do WhatsApp e, principalmente, o que fazer para evitar esse pesadelo de uma vez por todas.

Durante esse post, você não só entenderá o que leva o WhatsApp a banir uma conta como o que fazer se isso acontecer com você e quais comportamentos seguir para que isso não se repita.

Melhor ainda: para que isso não aconteça jamais. 🙅

Por que o WhatsApp baniu meu número?

Antes de entender como funciona a recuperação de um número banido do WhatsApp, vamos aprender quais tipos de comportamento ocasionam essa situação.

Melhor prevenir do que remediar.

Os motivos mais comuns são:

  • Mensagens indesejadas (comumente incômodas);
  • Mensagens em massa (pecando pelo excesso);
  • Listas de contatos que não são seus (contatos obtidos através de terceiros);
  • Uso excessivo de listas de transmissão (cuidado com o spam);
  • Violação dos termos de serviço (má conduta, ilegalidades).

Se sua conta for banida, você verá a seguinte mensagem ao tentar acessar o WhatsApp:

“Seu número de telefone foi proibido de usar o WhatsApp. Entre em contato com o suporte para obter ajuda.”

Segundo o site oficial do WhatsApp, o app pune contas cujas atividades violam seus Termos de Serviço, como as que citamos na lista acima.

Se quiser ler a documentação oficial, visite a seção “Uso aceitável de nossos serviços” dos Termos de serviço do app.

Neste tópico, separei os principais motivos para banimento. No próximo, explicarei cada um a fundo. A penalidade, dependendo da gravidade da infração, pode durar entre 24 horas e 72 horas.

Você também pode ser banido permanentemente do aplicativo de mensagens se o seu número já tiver sido usado para atividades suspeitas, então vale a pena consultar este artigo e se precaver contra golpes.

Usar o app de qualquer uma das maneiras listadas abaixo pode fazer você ter seu número banido do WhatsApp:

Mensagens indesejadas

Se um contato pedir pra você parar de enviar mensagens, você deve remover o contato da sua lista de endereços e evitar entrar em contato novamente.

Isso meio que faz parte do senso comum, né?

Respeitar o espaço dos outros é o mínimo que você deve fazer, independentemente de você usar o WhatsApp para vender seus produtos, serviços ou apenas para conversas.

Cuidado: se você insistir em enviar mensagens indesejadas, este contato pode denunciar sua conta. Se muitos usuários te denunciarem, isso pode ocasionar um eventual banimento.

Mensagens em massa

Tudo faz mal quando feito em excesso.

Assim como alguns provedores de e-mail sinalizam contas que enviam mensagens em massa, o WhatsApp também funciona com aprendizado de máquina e saberá classificar um mensageiro insistente como spam, por exemplo.

Além disso, não crie contas ou grupos de maneira não autorizada (sem o consentimento dos indivíduos envolvidos), nem use versões modificadas do WhatsApp além dos originais (WhatsApp, WhatsApp Business, WhatsApp Api).

número banido do whatsapp

Listas de contatos que não são seus

Não compartilhe o número de telefone alheio sem consentimento nem use dados obtidos de fontes ilícitas para enviar mensagens aos usuários no WhatsApp. Isso inclui adicioná-los a grupos sem permissão.

Não é só uma questão de evitar ter o número banido do WhatsApp: é sobre respeitar a privacidade dos outros.

Se o número chegou até você por conta própria, ou seja, a pessoa enviou uma mensagem primeiro ou te passou o número pessoalmente, tudo bem. Ou, talvez, um amigo seu te enviou o número dela e a avisou que você entraria em contato. Tudo bem também.

Do contrário, seu número pode ser visto como spam e o contato poderá denunciá-lo por contatá-lo sem sua autorização.

Uso excessivo de listas de transmissão

As mensagens enviadas por meio de uma lista de transmissão só serão recebidas quando os usuários adicionarem seu número de telefone à lista de contatos deles.

Lembre-se de que o uso frequente de mensagens transmitidas em listas pode levar algumas pessoas a denunciarem suas mensagens, e o WhatsApp bane contas que são denunciadas várias vezes.

Nesse caso, vale frisar a importância de conhecer o contato e estabelecer uma comunicação saudável antes de enviar coisas com frequência.

Violação dos Termos de Serviço

Essa é de praxe. Os Termos de Serviço do WhatsApp proíbem, entre outras coisas, publicar o famoso fake news e se envolver em comportamento ilegal, ameaçador, intimidador, odioso e racial ou etnicamente ofensivo.

Em outras palavras, mostre atitudes dignas, respeitosas e sadias enquanto pessoa, marca ou pessoa jurídica e, de quebra, evite ter o número banido do WhatsApp.

Revise os Termos de Serviço do app aqui.

Como recuperar meu número banido do WhatsApp?

Primeiramente, lembre-se de que o WhatsApp não emite um aviso antes de banir sua conta. A seguir, veja as soluções que separei para situações específicas.

Veja cada caso individualmente e escolha a opção que melhor servir a você:

Contate o suporte

Se você acha que sua conta foi banida por engano, entre em contato com o suporte do WhatsApp explicando a situação para que seu caso seja analisado.

Em outra hipótese, se você teve o número banido do WhatsApp por fazer mau uso do aplicativo de forma danosa como implícito no tópico “Violação dos Termos de Serviço”, o banimento provavelmente será permanente.

Mas você ainda pode tentar a sorte. Ao ser banido, você recebe uma mensagem do WhatsApp informando sobre o banimento. Na mesma mensagem, você também deve encontrar um botão para entrar em contato com o “Suporte”.

Não há garantia de que o WhatsApp vá averiguar novamente o porquê do seu número ter sido banido, mas vale a pena tentar.

Faça backup das mensagens e as recupere no app oficial

Sua conta foi banida porque você usou uma versão pirata do WhatsApp ao invés da versão original?

Nesse caso, você pode fazer backup das mensagens. Em seguida, importe-os para a versão oficial após a remoção do banimento.

Por outro lado, caso o banimento seja devido a um aplicativo não oficial, você pode tentar alternar para o aplicativo oficial e as chances são de que você poderá continuar usando o WhatsApp.

Entendeu a importância de trabalhar apenas com a versão original da loja de aplicativos do seu celular, né? Baixe o WhatsApp apenas se ele tiver o selo WhatsApp LLC. e evite riscos ainda maiores do que ter o número banido do WhatsApp.

Espere o tempo passar…

Caso nenhuma das opções acima sirva para casos de banimento temporário, o melhor a se fazer é simplesmente esperar que a punição expire.

Ah, mas tempo é dinheiro!

Ok, e é exatamente por isso que insisto na necessidade de entender o que não se deve fazer para não correr o risco de perder esse tempo precioso que poderia ser gasto com fofoca com coisas mais uteis.

Como usar o WhatsApp de forma responsável

O WhatsApp foi construído para ser uma forma simples, segura e confiável de enviar mensagens para outras pessoas.

Segundo o site oficial, todos os usuários do WhatsApp devem revisar as seguintes diretrizes para evitar de ter o número banido do WhatsApp:

Deixe a comunicação para contatos conhecidos

Prefira enviar mensagens apenas para aqueles que entraram em contato com você primeiro ou solicitaram que você os contatasse.

Peça permissão e respeite limites

É preciso obter a permissão dos contatos antes de adicioná-los a um grupo. Se você adicionar alguém a um grupo e essa pessoa se retirar, respeite sua decisão e não o adicione novamente a não ser que exista um pedido expresso.

Use controles específicos dentro de grupos

O aplicativo criou uma configuração específica para administradores.

Se você é um administrador, pode decidir se todos os participantes ou apenas os administradores do grupo podem enviar mensagens dentro do grupo.

Usar esse recurso pode ajudar a reduzir mensagens indesejadas, que podem sim te levar a ter o número banido do WhatsApp.

Cuidado ao encaminhar mensagens

O WhatsApp limita o número de vezes que você pode encaminhar mensagens como uma forma de incentivar os usuários a pensar antes de compartilhar. Se você não tem certeza se algo é verdadeiro, cuidado.

Muitos aplicativos vêm agindo contra o fake news (e com razão, né).

Use as ferramentas que o próprio app oferece

Não use aplicativos terceirizados ou piratões. Pra que investir no genérico se o oficial é de graça?

O WhatsApp oferece a opção de envio de mensagens automáticas, listas de transmissão e até pagamento dentro do próprio app. Usar aplicativos fakes é praticamente pedir pra ser banido.

Gostou desse post? Espero ter ajudado! Não, não fui patrocinada pelo WhatsApp Brasil, mas se quiserem investir no 9noandar, quem sou eu pra dizer não?

Que tal receber esses e outros artigos em primeira mão assim que eles saírem do forno? Inscreva-se na nossa newsletter! 🖤💛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s