A produção tem estreia prevista para o dia 26 de setembro na HBO MAX e HBO

“O Hóspede Americano”, nova minissérie da HBO possui uma grande familiaridade com o Brasil. Não apenas por Bruno Barreto, criador e diretor da minissérie , mas também, por abordar a história real da expedição do ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, pela região amazônica ao lado de Cândido Rondon, explorador brasileiro.

Em entrevista, o diretor brasileiro comenta que foi importante mostrar a relação entre Roosevelt e Rondon ao investigar a fauna e flora da floresta para criar planos de preservação da natureza.

Matthew Chapman, roteirista da produção, explica que pesquisou sobre a expedição e a vida dos personagens reais. “Eu quis colocar as semelhanças e diferenças entre os dois na minissérie. Eu li muito sobre essa época – a década de 20”.

Na fase de preparação, os atores também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre seus respectivos personagens. “Eu li um livro que conta toda a história de vida de Edith Roosevelt. Ela e Theodore eram almas gêmeas. Edith era muito estudiosa, eu queria que as pessoas soubessem mais sobre ela”, relata a atriz Dana Delany.

Aidan Quinn, ator que interpreta Theodore Roosevelt, expressa seu orgulho e animação por poder dar vida a um personagem histórico. “Roosevelt queria o bem do mundo e cuidar do meio ambiente. Ele faz parte da história americana e foi uma honra interpretá-lo”.

Desafios

A produção e o elenco da minissérie, que tem apenas 4 episódios, viajaram para o Brasil e passaram algumas semanas gravando entre Amazônia e São Paulo. Apesar do pouco tempo, garantiram que já têm muitas histórias para contar.

“Para mim, o maior desafio que tivemos foi quando gravamos no rio, localizado na Amazônia. Foi difícil, apesar de ter toda a equipe lá e toda a segurança. Além disso, eu fui picado por um inseto e tive que ir para o hospital”, pontua o ator Chris Mason, intérprete de Kermit Roosevelt, filho do ex-presidente. Mas garantiu que está bem.

Aidan Quinn relata que o maior desafio ocorreu em São Paulo, “quando estava cansado e não conseguia acertar as cenas”, desculpando-se com o elenco. Barreto ainda completa. “Ele estava gravando durante 40 dias seguidos, as gravações duravam 12 horas e além disso, tinha que memorizar mais oito páginas”.

Campanhia de Rondon/ Divulgação/ HBO/ HBO MAX

A minissérie

O Hóspede Americano” se passa no início do século 20. Depois de uma dura derrota na campanha presidencial americana, Roosevelt parte em busca de sua juventude perdida na selva brasileira, ao lado de seu amigo de longa data Farrel Nash e do filho Kermit, com o objetivo de explorar o último rio não cartografado do país: o Rio da Dúvida, em Rondônia.

Bruno Barreto expõe que, originalmente, a produção era para ser um filme de duas horas, mas alguns produtores e distribuidoras não gostaram da ideia. “Não consegui vender o produto e não tive dinheiro para fazer o filme. Até a HBO ler e gostar do roteiro, mas preferiram fazer uma minissérie”.

Diante disso, o diretor, o roteirista e o ator Aidan Quinn trabalharam por 3 semanas no roteiro e transformaram o filme em minissérie. “No final, nós adoramos. Porque conseguimos colocar muito mais história”, finaliza o diretor.

Durante a viagem, o ex-presidente enfrenta diversos perigos mortais e conta com o apoio de Cândido Rondon, então militar responsável por interligar as regiões mais remotas do país. Na jornada, os dois homens de perfis distintos testam os seus limites físicos e morais, além de lidar com suas personalidades conflitantes para sobreviver.

Segundo o elenco, a série também fará o espectador refletir sobre as atitudes das pessoas para com a natureza. “É trágico que as coisas estão assim. Nós esperamos que essa produção mostre como era a floresta e como ela está hoje. E isso faça com que as pessoas tenham compaixão”, avalia Matthew Chapman.

“A conversa sobre preservar a natureza acontece há 40 anos, apenas quarenta, mas eu tenho esperança de que as pessoas ainda vão pensar mais sobre isso. E se você der meia chance para a natureza, ela vai retribuir”, finaliza Aidan Quinn.

Além de Aidan Quinn, Dana Delany e Chris Mason, a minissérie conta ainda com Chico Diaz, David Herman, Trevor Eve, Theodoro Cochrane, Gene Jones, Jeff Pope, Nick Westrate, Maya Kazan, Cláudio Jaborandy, Arilson Lucas, João Côrtes, Michel Gomes, Arieta Corrêa e Luisa Rosa.

O Hóspede Americano” estreia no dia 26 de setembro, com episódios semanais, na HBO MAX e HBO.


*O 9NOANDAR foi convidado a participar da coletiva de imprensa da HBO MAX.

Por Victoria Capaldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s