Quem disser que nunca viu uma abelha estaria mentindo. Muitas das pessoas já viram tantas abelhas que têm até medo delas. Outras criam esses insetos para ajudar no meio ambiente e impedir a extinção de um bichinho tão importante.
E coloca importante nisso, já que existe uma associação chamada A.B.E.L.H.A., que é dedicada a estudar tudo sobre elas
Mundialmente, o dia das abelhas é comemorado em 20 de maio, mas aqui no Brasil celebramos em 03 de outubro. Mas por que um inseto de apenas quatro centímetros significa tanto de modo cultural, social e econômico?
Igual às formigas, elas compartilham do mesmo ancestral, as vespas. Ao todo, existem mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo.
É pouco, mas isso se deve por causa de dois fatores primordialmente: as mudanças climáticas e os pesticidas, que estão cada vez mais presentes em toda a cultura agrícola.
Elas têm uma sociedade muito bem estruturada, dividida em Rainha, que estrutura socialmente a colmeia e coloca os ovos, Operária, que realizam todo o trabalho, como a produção de alimentos, higienização e manutenção da temperatura, e os Zangões, cujo objetivo é unicamente o de fecundar a rainha.
Importância social, ecológica e econômica das abelhas
Além do fornecimento de mel, as abelhas também são responsáveis pela produção de outros materiais, como por exemplo a cera, o própolis e até mesmo a geleia real.
É também graças a ela que muitas espécies de plantas ainda sobrevivem, por causa da polinização, que é feito 75% por elas.
A bióloga Kátia Aleixo diz ainda que 14 espécies deveriam ser as mais queridas pelos agricultores, já que eles poderiam criar planos de manejo mantendo-as próximas de plantações, melhorando o rendimento e a qualidade dos frutos e sementes.


Na Caatinga, a abelha nativa, Jandaíra, é a responsável pela polinização de 30% a 60% de toda a flora do clima nativo, Pantanal e ainda Mata Atlântica.
O mel produzido por esta espécie é considerado muito mais nutritivo do que o comum e é possível fazer aplicações do produto na medicina caseira do nordeste.
Por isso, tratar esse bichinho bem é mais do que essencial. Elas são extremamente importantes para os biomas naturais e a reprodução das plantas, o crescimento das florestas e a economia das cidades.
Qual foi sua ação boa de hoje para manter as abelhas ajudando o meio ambiente?
Fontes: Brasil Escola, Biologia.net, A.B.E.L.H.A, A Caatinga e Ecoa.
Um comentário em “A importância das abelhas”