Quem disser que nunca viu uma abelha estaria mentindo. Muitas das pessoas já viram tantas abelhas que têm até medo delas. Outras criam esses insetos para ajudar no meio ambiente e impedir a extinção de um bichinho tão importante.

E coloca importante nisso, já que existe uma associação chamada A.B.E.L.H.A., que é dedicada a estudar tudo sobre elas 

Mundialmente, o dia das abelhas é comemorado em 20 de maio, mas aqui no Brasil celebramos em 03 de outubro. Mas por que um inseto de apenas quatro centímetros significa tanto de modo cultural, social e econômico?

Igual às formigas, elas compartilham do mesmo ancestral, as vespas. Ao todo, existem mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo.

É pouco, mas isso se deve por causa de dois fatores primordialmente: as mudanças climáticas e os pesticidas, que estão cada vez mais presentes em toda a cultura agrícola.

Elas têm uma sociedade muito bem estruturada, dividida em Rainha, que estrutura socialmente a colmeia e coloca os ovos, Operária, que realizam todo o trabalho, como a produção de alimentos, higienização e manutenção da temperatura, e os Zangões, cujo objetivo é unicamente o de fecundar a rainha. 

Importância social, ecológica e econômica das abelhas

Além do fornecimento de mel, as abelhas também são responsáveis pela produção de outros materiais, como por exemplo a cera, o própolis e até mesmo a geleia real.

É também graças a ela que muitas espécies de plantas ainda sobrevivem, por causa da polinização, que é feito 75% por elas. 

A bióloga Kátia Aleixo diz ainda que 14 espécies deveriam ser as mais queridas pelos agricultores, já que eles poderiam criar planos de manejo mantendo-as próximas de plantações, melhorando o rendimento e a qualidade dos frutos e sementes. 

Banner feito pela bióloga Kátia Aleixo

Na Caatinga, a abelha nativa, Jandaíra, é a responsável pela polinização de 30% a 60% de toda a flora do clima nativo, Pantanal e ainda Mata Atlântica.

O mel produzido por esta espécie é considerado muito mais nutritivo do que o comum e é possível fazer aplicações do produto na medicina caseira do nordeste. 

Por isso, tratar esse bichinho bem é mais do que essencial. Elas são extremamente importantes para os biomas naturais e a reprodução das plantas, o crescimento das florestas e a economia das cidades.

Qual foi sua ação boa de hoje para manter as abelhas ajudando o meio ambiente?

Fontes: Brasil Escola, Biologia.net, A.B.E.L.H.A, A Caatinga e Ecoa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s