“Eu tenho que ser minha amiga, senão não aguento a solidão. Quando estou sozinha procuro não pensar porque tenho medo de de repente pensar uma coisa nova demais para mim mesma. Falar alto sozinha e para “o quê” é dirigir-se ao mundo, é criar uma voz potente que consegue – consegue o quê?”
Clarice Lispector
Mas a solidão é uma péssima companhia. O significado da palavra diz que “solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento.” Porém pode ser mais que isso e não depende do fato de a pessoa estar sozinha ou acompanhada.
É algo mais da mente do que do físico. Quantas vezes já estivemos rodeados de pessoas e nos sentimos mais solitários que o normal? E quantas outras vezes estar sozinho foi quase como uma experiência de paz espiritual?
Tudo a minha volta são rostos familiares
Lugares desgastados
Rostos desgastados
Claro e cedo para suas corridas diárias
Indo a lugar nenhum
Indo a lugar nenhum
(Mad world – tears for fears)
Certamente existem pessoas que conectam as duas coisas como um fator que leva a outro. Em pessoas depressivas, a solidão é a única coisa que o indivíduo tem ao lado. Porém, tal sentimento só a faz ficar pior.
Como dito anteriormente, a solidão é uma péssima companhia. Por ser algo independente do contato físico, é mais forte ainda no psicológico. Em uma metáfora, é como se fossem gotas do oceano, mas cada uma imersa em si mesma. Rodeadas de outras gotas, mas solitárias em essência.
” Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.”
Erich Fromm
Sozinhos, somos as gotas do oceano. Solitários, somos o oceano inteiro, mas num silêncio ensurdecedor. O oceano afundando nas próprias ondas.