8 de março é o Dia Internacional da Mulher. A ideia de criar uma data comemorativa às mulheres surgiu entre os séculos 19 e 20, nos Estados Unidos e Europa. Por que criar uma data para celebrá-las? Nesta época, o contexto era recheado de lutas feministas por melhores condições de vida, trabalho e o direito ao voto.
Apesar de, hoje em dia, a data estimular mais o comércio do que consciência, o objetivo é lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões étnicas, linguísticas ou culturais. Porém, ao redor do mundo, elas reivindicam igualdade de gênero, assemelhando à origem das manifestações de mulheres que trabalhavam em fábricas.
Em 1909 começaram as primeiras comemorações a favor das mulheres em alguns países, mas sem datas específicas. Desde sua instituição oficial pelas Nações Unidas em 1975, o ‘sexo frágil’ conseguiu conquistar muitas coisas. Isso só prova de frágil elas não têm nada. Hoje em dia, um total de 100 nações têm o 8 de março o dia oficial das mulheres.
Se fôssemos nomear todas as que fizeram algo notável, ficaríamos horas ou dias contando sobre suas histórias, vidas e qualquer tipo de inovação que tenham trazido. Infelizmente, o trabalho delas ainda não é totalmente reconhecido. Os anos passam e as lutas travadas contra as opressões só crescem e ficam cada vez mais fortes.
Para comemorar esse dia tão especial e importante, nós da equipe do 9NOANDAR escolhemos três mulheres inspiradoras e vamos contar a história delas para vocês. Siga as três matérias especiais durante essa semana!