Como animais, somos seres dependentes. Andamos em bandos, dividimos funções, cuidamos uns dos outros e participamos ativamente da vida alheia: tudo isso sem ao menos perceber. Ou ligar. Ou até mesmo querer.

A verdade é que o homo sapiens descobriu cedo a importância de se manter próximo de outros como ele por questões de sobrevivência bruta. Se hoje vemos pessoas se aproveitando da riqueza alheia, antigamente nossos antepassados se aproveitavam da força de seus vizinhos de caverna. A famosa ideia de que só sobrevive quem é forte não era lá uma opção viável para aqueles que não possuíam o tamanho ou a habilidade para cuidar de si mesmos. Até hoje existem filmes onde o garoto nerd se apropria do esportista popular para não ser alvo de provocações incessantes.

Mas esse também não é o único motivo. Amizade vai muito além de interesse e pancadaria: o filósofo Platão uma vez escreveu que “a similaridade gera amizade”, onde encontramos apoio em pessoas com as quais conseguimos nos identificar. Afinal, é bom descobrir que outras pessoas também gostam daquela música questionável que você não para de ouvir. Gostos semelhantes são um dos maiores motivos para unir dois indivíduos, mas isso não quer dizer que os opostos não se atraem.

Vídeos de espécies diferentes entre si brincando tornaram-se tão comuns que despertaram o interesse de alguns cientistas. Se animais irracionais conseguem derrubar a barreira de suas inúmeras diferenças, o que isso diz do ser humano, que muitas vezes insiste no ódio ao invés do mais puro amor?

Isso não quer dizer que amizade entre bichos só vem levantando pesquisas nos dias de hoje. Biólogos já chegaram a descrever esses relacionamentos como meios para um fim, onde diferentes espécies se juntam para atingir um objetivo específico. A ideia de que dois animais só se juntam por interesse foi desbancada por pesquisas que desmistificaram algumas fronteiras entre o homo sapiens e outros animais. Algumas espécies compartilham habilidades outrora consideradas exclusivas a humanos, incluindo emoções, manejo de ferramentas, certos aspectos da linguagem e até mesmo um senso moral.

Ou seja: a amizade é realmente algo raro, mas nunca limitado apenas a seres racionais. Amigo estou aqui, sim!

FAME PICTURES, Inc., Santa Monica

A filosofia é sua melhor amiga

Segundo o grande filósofo Aristóteles, para que uma pessoa seja amiga de outra é necessário que ambas tenham boa vontade e desejem coisas boas uma para a outra. Uma pessoa pode se demonstrar boa vontade por uma das três razões: sendo naturalmente gentil (ou seja, racional e virtuosa), agradável ou útil.

“Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.”

Aristóteles

A comunidade em que habitamos é feita de camadas, assim como uma cebola, com nossos melhores amigos no centro.

Para explorar ainda mais os relacionamentos interpessoais pelo mundo, o 9noandar questionou pessoas de nacionalidades diferentes o que a palavra amizade significa pra elas. Vamos ler cada depoimento para enfim chegar à conclusão que tanto procuramos: o que cada cultura têm em comum quando se trata de fazer amigos?

“Pra mim, amizade é encontrar em alguém conforto, suporte e companhia. É ter alguém que compartilha sua jornada com você. É ajudar o outro a levantar, mas só depois que parar de rir.” Manuela Leal, 20 anos, Brasil.

“Amizade pra mim é liberdade, é a gente poder ser quem a gente realmente é. Porque a família não escolhemos, então querendo ou não rola aquela pressão de suprir as expectativas deles. Mas os amigos a gente escolhe, a gente fica com quem mais nós identificamos e nos faz bem.” Gabriela Conde, 24 anos, Portugal.

“Amizade é quando a pessoa deseja e quer para você o mesmo que quer para ela. É estar sempre juntos na alegria e tristeza.” Lucy Soares, 60 anos, Brasil.

“Significa lealdade, compreensão, conexão e capítulos de crescimento. A maioria das pessoas tem amigos/grupos de amigos diferentes em diferentes partes de suas vidas, e eu tendo a categorizar os diferentes capítulos da minha vida com base em quem estava comigo naquele tempo.” Emma McDermott, 23 anos, Canadá.

“Acho que significa se fazer presente para seus amigos, fazer eles sorrirem e vice-versa. É sobre compartilhar risos e bons momentos um com o outro, para que tenham boas lembranças.” Anthony, 22 anos, Estados Unidos.

“Amizade é lealdade, confiança, respeito, apreço, carinho, compreensão. Além disso, podemos passar um ano inteiro sem falar nada, mas nosso amor ainda estará lá.” Maudia Hajar, 23 anos, Indonésia.

Vamos ser amigos?

É, a amizade realmente flutua entre termos extremamente similares: companhia, caridade, conexão e conforto, por exemplo. Criando expectativas, cada entrevistado descreveu o que espera receber em troca de sua amizade.

Mas esse comprometimento é mais difícil do que parece.

Apesar de Aristóteles classificar a amizade como o compartilhamento de uma só alma entre dois corpos, ela pode não ser tão duradora como desejamos que ela seja. Ou tão forte. Ou até mesmo tão simbólica.

Veja bem: não quero terminar esse artigo de forma deprê, afinal, ter um amigo é ter um irmão sem compartilhar o mesmo sangue. A verdade é que, assim como muitas fases na nossa vida, certos amigos vêm e vão conforme passa o calendário. Muito dificilmente você manterá contato com um amigo de infância durante a fase adulta, por exemplo. Não é só uma questão de tempo – é uma questão de mudanças pelas quais todos passamos durante a trajetória de nossas vidas. Suas prioridades mudam, e as dele também. Você vai para uma faculdade diferente, faz novos amigos, começa a trabalhar em uma empresa diferente, faz novos amigos, e por aí vai.

Faz parte.

Cabe a cada um decidir o que fazer com as boas memórias de amizades antigas: e manter sempre por perto aqueles que compartilham uma alma com você.

Sim, existem vários tipos de amizade. A passageira, a verdadeira, a interesseira (ufa) e a derradeira.

Faça amigos, ora bolas! Que sejam de temporada, de corpo e alma ou de pura necessidade – o que importa é ser de qualidade, afinal, ninguém precisa ser feliz sozinho.

Fontes de apoio: NY Times, Psychology Today
Imagem de capa: Womanizer WOW Tech via Unsplash

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s