É incrível como novas ideias surgem a partir de técnicas diferentes, mas você já tentou usar o brainstorming?
Brainstorming: técnica de discussão em grupo que se vale da contribuição espontânea de ideias por parte de todos os participantes, no intuito de resolver algum problema ou de conceber um trabalho criativo.
Uma breve pesquisa no Google vai te levar a crer que ele foi inventado em meados de 1940, e apesar de ter sido popularizado por um executivo de publicidade chamado Alex Osborn, o brainstorming não é nenhuma novidade.
Ora essa! Tantos filmes mostram comandantes de guerra se reunindo com seus oficiais ao redor de uma mesa para debater o ataque às tropas inimigas! Isso já é um ótimo exemplo de brainstorming.
Eis que surge um nome oficial e uma concepção certeira para a técnica que seria utilizada por gerações a fio.
Vamos fingir que você está dentro de uma caixa. Dentro dela, além da sua presença, você também encontra vários objetos aleatórios, incluindo alguns que você realmente precisa. Fica difícil encontrá-los com tanta coisa inútil no meio, não é mesmo?
Mas e se você conseguisse sair da caixa e visse tudo de cima? Essa nova visão panorâmica te ajudaria a visualizar o conteúdo por inteiro ao invés de obrigá-lo a estudar um por um. Dessa forma, fica mais fácil encontrar aquilo que te chama a atenção.
O brainstorming trabalha assim. Ao sentarmos em uma mesa com amigos e/ou colegas de trabalho, colocarmos nossos problemas em cheque e procurarmos por soluções, visualizamos a “caixa” por um novo ângulo, o que nos permite encontrar respostas com mais facilidade.
Nesse caso, sim, duas cabeças pensam melhor do que uma. Afinal, o que uma não vê, a outra visualiza com clareza. Isso não quer dizer que você não possa trabalhar o brainstorming sozinho, tá?
Brainstorming na prática
Eu, Thatlas, gosto de usar essa técnica através de mensagens via whatsapp que envio para minha melhor amiga, mas ela nem sempre está disponível para discutir opções comigo e eu acabo me virando sozinha.
Quando me encontro sem ideias, envio um resumão do que aconteceu até agora no meu projeto e começo a bolar possíveis consequências para determinadas situações. Só de colocar essas palavras em um “quadro”, consigo ter uma imagem melhor do que está acontecendo e do que pode vir a acontecer.
Não se cobre: é normal encontrarmos dificuldades em bolar ideias criativas no ato. Quando estamos no meio da realização de um projeto, a pressão de sair do bloqueio criativo pra seguir a trilha do “agora ou nunca” leva à estagnação. Fica difícil ver a figura completa quando focamos apenas naquela parte que nos prende por inteiro – eventualmente sugando nossas energias.
- Permita-se pensar sem amarras!
- Desenvolva suas ideias com amigos!
- Escreva tudo em um quadro e analise com calma!
- Mais do que isso: deixe que seu cérebro visualize soluções sem limitar a criatividade dele! Ideias malucas são como diamantes brutos: é só aperfeiçoar com o tempo.
E aí? Gostou dessa técnica? Será que você já não a utilizava sem saber? Conta pra mim, vai!
Repost via Estante 9noandar
Um comentário em “Você sabe usar o Brainstorming?”